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Foco no cliente e no mercado |
Conhecer o cliente é fundamental para atender às suas necessidades Os clientes e o mercado são a razão da existência de qualquer organização. Devemos buscar neles o direcionamento para alcançar o sucesso dentro da gestão empresarial de excelência. A organização que mantém o foco no cliente busca conhecer suas necessidades atuais e antecipar-se às expectativas futuras, bem como as tendências do mercado. Quando essas necessidades estão claras, é possível desenvolver e oferecer produtos diferenciados, que irão satisfazer os clientes dos mercados atuais ou mesmo atingir novos segmentos. O foco no mercado mantém a empresa atenta às mudanças que ocorrem à sua volta, principalmente quanto aos concorrentes, às novas ofertas, demandas e necessidades. É fundamental para a organização disponibilizar canais de relacionamento e gerenciamento das sugestões ou reclamações, para medir o grau de satisfação e fidelidade dos clientes. A construção desse relacionamento desenvolve novas oportunidades. A divulgação dos produtos, marcas e ações de melhorias fortalecem a imagem positiva e faz a empresa tornar-se conhecida pelos clientes e mercados. A qualidade deve estar intrínseca ao produto e o cliente é o "árbitro final", que julga a partir de suas percepções. Assim, a organização deve estar atenta às características e atributos dos produtos, além de oferecerem diferenciais com relação à concorrência; devem adicionar valor aos clientes, intensificar sua satisfação, determinar suas preferências e os tornar fiéis à marca, ao produto e à organização. Clientes fiéis: garantia de sobrevivência para as empresas Manter os clientes é a recompensa pelo atendimento eficaz de suas necessidades mais específicas. Sua permanência junto a empresa aumenta a rentabilidade do negócio, pois o custo de retê-los é, em geral, menor que o custo da conquista ou da reposição de novos clientes. Traga a voz do cliente para dentro do seu negócio. Seja defensor dos seus interesses. Mantenha sua empresa totalmente voltada para o cliente. Estabeleça seu alvo, seu "nicho de mercado" para planejar suas ações, métodos e estratégias, e organizar melhor sua empresa, para um direcionamento mais seguro e eficaz. |
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